Podemos fazer algum voto a Deus?


  Neste ensino, iremos aprender se podemos ou não fazer alguma promessa ou voto a Deus, leia com atenção, Deus tem uma palavra para seu coração.


  Voltando aqui a pergunta, podemos fazer alguma promessa ou voto para Deus?
Vamos ler agora em Eclesiastes 5:4-5:


Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.


  Como vimos nos versículos, podemos sim fazer algum voto a Deus, mas não podemos demorar em cumpri-lo e nem mesmo deixar de cumprir. Temos que ter muito cuidado ao fazer alguma promessa para Deus, quando fazemos um voto, estamos prometendo a Deus alguma coisa, por exemplo, se você estiver passando alguma dificuldade, você ora e pede para que Deus tire você desta dificuldade que se isso acontecer, você fará algo para glorificar a ele. Algumas pessoas acabam fazendo voto sem ter conhecimento de tão grande responsabilidade temos ao fazer um voto a Deus, no versículo 5 de Eclesiastes diz que se nós não pagamos o voto, seria melhor não ter votado ou prometido, Deus não se agrada de tolos, os tolos na bíblia são pessoas que não tem inteligência, que não tem juízo, não podemos ser considerados tolos perante Deus. Uma outra questão que devemos prestar muita atenção na hora de fazer um voto com Deus é saber se não tem mais pessoas envolvidas neste voto, as vezes, estas pessoas podem não apoiar e você não conseguirá cumprir seu voto, mas da mesma forma, você será considerado tolo, pois não pensou nesta possibilidade antes de fazer um voto. Certa vez, pedi algo a Deus e se ele fizesse, eu estaria fazendo um culto de ações de graças em minha casa, porém este voto que fiz envolvia outras pessoas e naquele tempo, minha mãe não deixou que o culto acontecesse. Conversei com meu pastor e fiz o culto de ação de graças na igreja, mas quando fui orar, mesmo Deus sabendo de como tudo havia acontecido, pedi perdão a ele por não estar realizando o culto em minha casa, mas que ele recebesse aquele culto como gratidão a ele pela benção recebida, creio que Deus recebeu sim aquele culto, mas eu não tive escolha nessa questão, por este motivo, devemos ver se algum voto que fazemos a Deus não irá envolver outras pessoa, se envolver, veja bem se essa pessoa tem a possibilidade de ir de acordo em cumprir juntamente com você o voto feito.


  Outra coisa que devemos nos atentar é em não fazer voto a Deus em momentos de alegria ou tristeza extrema, isso é um perigo para nossa vida, pode nos trazer sérios problemas, no momento da alegria, podemos falar coisas ou fazer promessas que jamais seria possível de ser cumprida. Quando você for fazer um voto a Deus, veja se o que você prometeu a Deus é fácil para que você faça, não faça um voto que demorará o resto da vida para cumpri-lo, a possibilidade de você conseguir será muito pequena, portanto, se atente a isso. Certa vez, estava tão feliz e confiante em Deus que ele me entregaria algo em breve, foi neste momento de alegria extrema que eu fiz um voto a ele que eu faria algo todos os dias até que ele me entregasse aquela benção, pensei que aquela benção chegaria em no máximo 3 meses, mas depois que eu fiz o voto a Deus, as coisas mudaram totalmente, aquela benção que eu estava bem perto de alcançar, de repente se foi para bem longe de mim e a possibilidade de eu alcançar aquela benção caiu para zero, foi o momento que percebi que o voto que eu fiz a Deus, deverei cumpri-lo o resto da vida, afinal, eu disse que faria algo todos os dias até o momento que me fosse entregue a benção, mas como ela possivelmente jamais será entregue, então deverei cumpri-lo o resto da vida se eu não quiser pecar contra Deus. O propósito com Deus também entra como um voto ou promessa, quando fazemos um propósito com ele, estamos prometendo que estaremos orando ou jejuando durante um determinado tempo, devemos cumprir este tempo, se no meio do caminho, algo der errado, o período que você prometeu a Deus de estar orando por aquele assunto, você deve se manter firme e cumprir, no entanto, pense bem antes de fazer um voto a Deus, como a própria bíblia diz, ele não se agrada de pessoas tolas, então não seja tolo, não faça voto que envolverá outras pessoas a não ser que você tenha o apoio delas, também não faça voto que será impossível de ser cumprido e também não prometa nada Deus em momentos de muita alegria ou tristeza.


  Espero que este ensino o tenha ajudado, se ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta através da seção “fale conosco”, basta preencher os campos solicitados e enviar sua pergunta, que Deus o abençoe.






Termos de uso © 2025 - Todos os Direitos Reservados