As marcas de Jesus


  Neste ensino, iremos aprender quais são as marcas que Cristo tem e que nós também precisamos ter, essas marcas não são físicas, mas sim em caráter espiritual, leia com atenção e verá que será muito bom para seu aprendizado, aproveite e compartilhe este ensino com seus amigos e familiares.


Em gálatas 6:15-18 está escrito:


Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.
Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém.


  Primeira coisa que Paulo disse aqui foi a respeito da circuncisão, a circuncisão era como uma marca que os cristãos precisariam ter para serem considerados da família da nova aliança, essa aliança foi feita com Abraão, Deus fez um pacto com Abraão e seus descendentes, nos tempos antigos, quando um pacto era feito com alguém, era necessário que ali houvesse uma marca que confirmasse o pacto feito entre os dois, o que Deus estabeleceu foi que todos da descendência de Abraão deveriam passar pela circuncisão para que fossem considerados servos de Deus. A circuncisão era como um procedimento cirúrgico que era feito nos órgãos genitais dos meninos e das meninas para simbolizar que eles faziam parte do povo eleito de Deus. Aqui em Gálatas 6:15, Paulo diz que quando estamos em Jesus, a circuncisão e nem a incircuncisão tem nenhuma virtude, ou seja, não tem nenhuma qualidade moral, mas somente se formos uma nova criatura em Cristo. No versículo 17, Paulo pede para que ninguém o inquiete, para que ninguém venha a incomodá-lo, naqueles tempos existia um legalismo muito grande referente a esta prática da circuncisão. O que Paulo queria era mostrar aos cristãos daquela época que ele já trazia em seu corpo as marcas provenientes da perseguição ao evangelho, em comparação com a marca da circuncisão defendida por eles. A partir do momento que aceitamos Jesus como nosso salvador, precisamos ter em nós as marcas que também tinham em Jesus, porém em contexto espiritual, as marcas de Cristo são virtudes essenciais na vida de um cristão salvo em Jesus. As marcas que estavam em Jesus e necessita que nós também tenhamos são cinco, a primeira é o amor, para Jesus, os seus verdadeiros discípulos são marcados pelo amor, se nós não amarmos uns aos outros, não tem a possibilidade de sermos discípulos de Jesus, discípulo é mesmo que aluno ou aprendiz, não tem como aprender com Cristo se nós não tivermos amor em nosso coração, em João 13:35, Jesus diz que uma pessoa conhecerá que é seu discípulo verdadeiramente se ele amar um ao outro, o amor não é aqui tratado como sentimento, mas sim como um mandamento. A marca que deve nos identificar como discípulo e fiel cristão é o amor, em Colossenses 3:14, Paulo diz que devemos nos revestir de amor que é o vínculo da perfeição, o amor é o vínculo que nos liga a Jesus. Paulo também diz em 2Corintios 5:14 que o amor de Jesus nos constrange, mas por que o amor de Jesus nos constrange? Por que esse amor nos deixa envergonhado? Esse amor nos constrange por que não existe um amor maior do que o de Jesus, ele morreu na cruz como sacrifício para redenção de nossos pecados, não tem um amor maior do que este. Paulo também diz que nada pode nos separar do amor de Deus, nem a altura nem a profundidade e tudo isso é possível através de Jesus nosso Senhor.

  A segunda marca que precisamos ter é a marca da provação e Paulo trazia essa marca consigo, a marca da provação e a marca da perseguição por amor ao evangelho de Jesus. Todas as pessoas que são chamadas por Deus, precisam ter essa marca, todo cristão só será aprovado se for provado, nós precisamos passar por este processo, muitos hoje em dia não querem mais pregar o evangelho real que está na bíblia por que tem medo de ser processado ou perseguido, mas isso tem sido normal em nossos dias e vemos aqui que para ser aprovado, precisamos ser provados, se tivermos medo de falar a verdade para as pessoas e passarmos a falar apenas o que elas querem ouvir, dificilmente passaremos pela provação, mas se não passarmos por ela, não seremos aprovados. Em Romanos 8:18 Paulo diz que as aflições e perseguições deste tempo, não podem ser comparados com a glória que nos será revelada, e a palavra de Deus afirma que se por Jesus padecemos, com ele nós também seremos glorificados, no entanto, se você está passando por provações ou perseguições religiosas por pregar a verdade, não tenha medo, continue neste caminho, este processo faz parte da nossa vida, se lembre sempre que se por Jesus padecemos, com ele também nós seremos glorificados, creio que não exista algo melhor do que estar com Jesus.

  A terceira marca que precisamos ter é a marca da mansidão, essa marca é aquela que muitas pessoas não têm levado a sério, mas ela é extremamente importante na vida do cristão. Quando nós recebemos a Jesus em nossa vida, precisamos ter essa marca, precisamos ser mansos, aquele Paulo que prendia, perseguia e aprovava a morte de cristãos, após ter um encontro com Jesus, passou a ser manso. Jesus disse em Mateus 11:29 que nós devemos tomar o jugo dele e sermos mansos e humilde de coração, que assim encontraremos descanso para nossa alma. Se lermos a história de Moisés, vemos que Deus fez uma grande mudança em sua vida, Moisés passou a ser manso. A mansidão é uma marca que precisamos ter, o cristão precisa ser manso, precisa também controlar suas emoções.

  A quarta marca que precisamos ter é a marca da humildade, ser humilde não é ter um alto patrimônio e muito dinheiro e mesmo assim andar de qualquer maneira com roupas velhas e rasgadas, muitos pensam desta forma, mas essa não é a verdadeira humildade, já pessoas muito ricas que andam de carros de luxo, mas se vestem com roupas bem velhas e rasgadas, mas quando tratam pessoas, as tratam com desrespeito e falta de cortesia, não é humilde, mas também já vi pessoas usando ternos de 3 mil reais e seu coração é totalmente humilde, trata as pessoas bem e com respeito, a verdadeira humildade deve estar dentro de nosso coração. Paulo mesmo sendo um grande apóstolo que conhecemos, foi muito humilde e não se achou uma pessoa grande e importante. Em 1 Coríntios 15:9, Paulo diz que ele era o menor dos apóstolos e que não era digno de assim ser chamado, para ele, ele não era digno de ser chamado de apóstolo, pois era perseguidor da igreja de Deus. Em Tiago 4:6, ele afirma que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes, a graça é algo que nós não merecemos, vemos que aquele que se sente superior a todos, são considerados soberbos e Deus não os ouve, precisamos ser humildes para que possamos desfrutar da graça de Deus, essa é uma marca que precisamos ter sempre em nossa vida.

  A quinta marca que precisamos ter é a marca do perdão, essa é uma coisa que está sendo muito difícil de ser pregada, ninguém quer perdoar ninguém, vemos muitas pessoas rancorosas umas com as outras, não conseguem perdoar, muitas das vezes não perdoam nem os irmãos que comete algum pecado, mesmo que tal falha não seja contra ela própria. Fiquei um tanto preocupado quando ouvi um irmão de minha igreja dizendo que não votou a favor de receber outro em comunhão após ele ter cometido uma falha, ele disse que aquele irmão não é digno de retornar a comunhão, mas como pode, nós não somos juízes para julgar a vida de uma pessoa. Em 1 Coríntios 11:28-30 está escrito que o homem deve examinar a si mesmo para poder participar dos elementos da ceia do Senhor, isso nos mostra que nós não temos o dever de examinar o nosso irmão, temos o dever de examinar a nós mesmos, se aquele irmão pediu a comunhão para voltar a participar da ceia, com certeza ele fez sua própria análise e nós não devemos julgar, mas mesmo que ele pediu a comunhão sem ser digno, culpa nenhuma carregamos, nós não temos autonomia para isso. Temos que aprender a marca do perdão com nosso Senhor Jesus, o verdadeiro discípulo dele deve levar consigo essa marca, a marca do perdão. Em Efésios 4:32, Paulo diz que devemos ser benignos, misericordiosos e que devemos perdoar uns aos outros assim também como Deus nos perdoou através de Cristo. Se algum de nós tivermos algo contra alguém, devemos perdoar assim também como Cristo nos perdoa, saiba que você também é pecador, mesmo que seu pecado seja diferente do seu irmão, isso não faz de você um santo, você também é pecador.

  Coloque isso em sua vida e sua mente, o cristão salvo em Cristo precisa ter essas marcas em sua vida, a marca do amor, que não é tratado como sentimento, mas como um mandamento, a marca da provação, se formos provados, seremos aprovados, devemos ter a marca da mansidão, ser mansos diante de situações desafiadoras, isso não é tão simples, mas com Jesus em nossa vida, com certeza conseguiremos ser mansos. Devemos também ser humildes de coração e também devemos ser cristãos perdoadores, devemos analisar as escrituras sagradas com cautela para que possamos nos livrar de muitos problemas. Espero que você tenha aprendido algo de bom para sua vida através deste ensino, espero você no próximo ensino, Deus te abençoe.




Termos de uso © 2025 - Todos os Direitos Reservados