Sermão do Monte, o sal da terra e luz do mundo


  Que Deus abençoe grandemente sua vida, no ensino de hoje, iremos aprender mais uma parte da passagem bíblica do sermão da montanha ensinada por Jesus, o tema deste ensino será a parábola do sal da terra e a luz do mundo.


  Para este ensino, iremos ler em Mateus 5:13-16


  1. Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
  2. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
  3. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
  4. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

  Como eu já havia dito, iremos aprender a função principal do sal e da luz no mundo em que vivemos, como cristãos, não basta apenas dizer que somos, mas precisamos demonstrar para as pessoas que realmente somos cristãos, isso será possível de ser demonstrado através de nossas atitudes diante das pessoas. O sal na bíblia é mencionado como uma substância branca que servia como tempero, remédio e conservante. Como tempero, o sal tem a função de dar o sabor para alguns alimentos, uma carne ou qualquer outro alimento com falta ou excesso de sal, a tornará com um sabor não muito agradável, não pode faltar, mas também deve ter com moderação, não pode haver excesso dele. Na vida do cristão acontece da mesma forma, um cristão não pode ser uma pessoa descontrolada e desiquilibrada, ele precisa controlar suas emoções, se isso não acontecer, ele pode se demonstrar uma pessoa “salgada” ou “sem sal”, ou seja, uma pessoa sem moderação e controle. O sal era muito usado como conservante nos tempos antigos, os alimentos eram esfregados no sal para que pudessem se manter sem estragar por mais tempo, essa salga, evitaria que o alimento viesse a apodrecer com um tempo muito curto, o cristão também tem essa função, preservar o lugar onde vive, somos todos os dias colocados a prova de nossa fé, somos tentados tanto pelo diabo quanto pelas pessoas, através da qualidade de preservar que temos, devemos nos manter firmes diante de tudo e evitar que as pessoas ao nosso lado venham a se contaminar com o pecado e nos contaminar também. Como cristãos, devemos influenciar o mundo onde vivemos, este mundo está cada vez mais “podre” em caráter espiritual, o pecado e a falta de amor tem assolado muitas pessoas, devemos usar dessa qualidade de preservar para poder tentar ao máximo não deixar que pessoas se percam do caminho de Deus. O cristão precisa demonstrar de uma maneira bem clara os seus valores e princípios, e esses valores e princípios devem estar diretamente relacionados aos princípios da palavra de Deus, o cristão precisa se opor aos padrões de vida pecaminosos deste mundo.


A luz procede de corpos celestes que tem sua própria luz ou mesmo, apenas refletem a luz de outros corpos, essa luz traz claridade e são capazes de iluminar e tornar visíveis qualquer objeto. Temos também a lâmpada que emite luz e o fogo que espalha a luz, com isso, vemos que a luz ilumina tudo e não deixa espaço para as trevas (escuridão). Do ponto de vista bíblico, podemos aplicar a luz de uma forma metaforicamente a Deus, a Jesus, a bíblia sagrada e aos discípulos de Jesus e esses discípulos podem ser nós também, podemos hoje ainda ser discípulos de Cristo, discípulo é um aluno ou aprendiz, hoje nós podemos aprender com Jesus e imitar seus passos, se fizermos isso, somos discípulos dele. Percebemos que no versículo 14 do capítulo 5 de Mateus, que Jesus não diz que seus discípulos deveriam ser a luz do mundo, mas ele diz que eles são a luz do mundo, como seguidores e adoradores do Rei da glória, devemos ser referência para este mundo, isso é dado para nós como uma obrigação, nós precisamos demonstrar que somos verdadeiramente seguidores de Cristo, se isso não acontecer, não somos verdadeiros cristãos e provavelmente não receberemos a coroa da vida que é prometida para aqueles que forem fiéis até a morte. Quando Jesus disse que não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, ele estava se referindo a impossibilidade de esconder o brilho de caráter de um verdadeiro cristão, não há possibilidade de um cristão fiél a Deus, ficar escondido em algum lugar, todo o brilho que eles reflete de Deus, não é possível de ser contido, se você é uma pessoa fiél a Deus, saiba que mesmo que você não veja, existe inúmeras pessoas que olham para você como uma referência, analisam sua forma de falar, de agir diante das pessoas e a forma como você se porta diante de situações desafiadoras, saiba que você não consegue ser sal e luz deste mundo sozinho, como eu disse a respeito dos corpos celestes, tem alguns que tem luz própria e outros que apenas refletem a luz de outros corpos, nós somos aqueles que apenas refletem a luz, a luz que brilha em nós não é própria, ela vem de Deus, não podemos nos vangloriar por sermos controlados diante de situações desafiadoras, nos vangloriar por ter feito a coisa certa diante de uma discussão e não nos vangloriar por nenhuma outra situação, todas essas qualidades que existe em você, não é própria sua, ela é toda pertencente a Deus, toda honra e toda glória deve ser dada a ele.


  Como cristãos influenciadores, temos a função de agir como o sal age, veja que ele não aparece nos alimentos, mas ele dá o sabor a ele, tem momentos que nós não iremos aparecer, mas nosso trabalho será visto por todos, tem muitas situações de nossa vida que fazemos a coisa certa, trabalhamos com muito esforço para realizar um trabalho e no final, quem recebe o elogio é a outra pessoa, as vezes ela nem foi protagonista em nada, como exemplo, podemos aqui citar a carne, se ela for bem temperada, muitos irão elogiar a carne, ela ficou com um sabor extraordinário, mas dificilmente alguém irá elogiar o sal, mas ele é o principal ator diante do sabor delicioso daquela carne, isso as vezes já pode ter acontecido ou acontecerá algum dia com você, você irá trabalhar muito em algo e no final quem receberá o elogio é o outro, mas não se preocupe com isso, se preocupe apenas em fazer a diferença e “dar o sabor” ideal as coisas. Como luz, o cristão deve ser uma referência para sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho e todos os demais que estão ao seu redor, não será muito interessante uma pessoa se considerar cristã, mas todos que estão ao redor dela não tem nada de bom a dizer dela, sempre tem algo ruim a ser dito, isso demonstra que não estamos sendo a luz deste mundo. O cristão verdadeiro não consegue se esconder de forma alguma, sempre tem alguém o observando, seja na rua, no trabalho, na escola ou mesmo nas redes sociais, o cristão deve andar na luz e refletir a luz assim como Deus é a luz. Paulo disse em Efésios 5:15 que devemos ver com prudência a forma como estamos andando, ou seja, devemos analisar com cautela se estamos demonstrando o verdadeiro caráter de Deus através de nossas atitudes, por este motivo, quero fazer a você esta pergunta, você está demonstrando o verdadeiro caráter de Deus através de sua vida? Quando alguém vai perguntar algo a respeito de você, elas falam muito bem ou muito mal? Essas são perguntas que precisam ser feitas por nós mesmo todos os dias de nossa vida, devemos sempre ver onde estão nossos maiores erros, assim podemos concertá-los. Espero que este ensino o tenha ajudado, muito obrigado por ter chegado até aqui, que Deus te abençoe e até o próximo ensino.






Termos de uso © 2025 - Todos os Direitos Reservados